Tuesday, March 1, 2011

A natureza e o gosto dos Alimentos


A natureza e o gosto são as propriedades mais importantes do alimento. A natureza da comida e classificada em fria, fresca, morna e quente, o que chamamos de "as quatro naturezas". Na pratica elas se dividem em dois tipos básicos: frio e quente.

De acordo com a classificação do material dietético os alimentos tem paladar assim como as ervas medicinais. As categorias empregadas são os cinco sabores: azedo, amargo, doce, salgado e pungente ou ocre. Sabores diferentes possuem diferentes ações, por exemplo algumas carnes assim como alguns órgãos animais podem ser rotulados como sendo doce pela sua função nutritiva, quando na realidade eles não tem este sabor.

Geralmente sabor azedo/acido pode agir na diminuição da transpiração, parar uma diarréia ou curar uma emissão seminal. Comidas que tem sabor azedo/acido ou mesmo doce/azedo como ameixa, tamarindo e vinagre, tem efeito de promover a produção de fluidos no corpo. O gosto amargo tem efeito antipirético e pode aliviar asma e tosse como um purgativo; peras, azeitonas chinesas e dente de leão são exemplos de alimentos com esta finalidade. O gosto doce e usado para ajudar na debilidade e regularização do Estomago assim como aliviar espasmos e dores. Castanha, doce de abricó, amêndoa, abobora, uvas, tâmaras, mate, carne animal e vísceras são todos exemplos de comidas doces que tem efeito suadavel no Estomago. O gosto pungente ou ocre incorpora alimentos de natureza quente, apimentadas que são frequentemente de sabor aromático. Elas induzem a perspiração e promovem a circulação do Qi.

No comments:

Post a Comment