Tuesday, March 1, 2011

Medicina Chinesa e Doencas Infecciosas


A primeira referencia em doença infecciosa apareceu no livro clássico O Imperador Amarelo (Huang Di Nei Jing), compilado no primeiro século CE. Este texto discutiu sobre as doenças com sintomas de calor ou febre (re bing) , que se referia a vários tipos de doenças infecciosas. O estudo e conhecimento de doenças infecciosas progrediu durante as dinastias Ming e Ching. Muitos medicos reconheceram que os sintomas da doença eram significantemente diferentes do shan han (doenças com sintomas de frio), e assim precisavam ser diagnosticadas e tratadas de forma diferente. Três dos mais influentes médicos da época contribuíram para uma nova linha de pensamentos, chamada Wen Bin, ou doenças com sintomas de calor e febre .
De acordo com esta nova teoria, este tipo de doença começou atingindo todas as pessoas, começando “de uma pessoa para toda a família, da família para os vizinhos, e dos vizinhos para o vilarejo.” A doença primeiro afeta o exterior do corpo avançando para o interior, seguindo o modelo dos quatro estágios; wei (defensivo), qi (energia), ying (nutritivo) e xué (sangue). A causa de doenças com sintomas de febre “não tem som ou cheiro, e nem forma ou sombra”. A doença de calor e febre pode ser transmitida de uma pessoa para outra atravez do ar ou do contato direto e pode afetar pessoas com o sistema imunológico debilitado.
Muitas ervas e formulas, frias e amargas para tratar estas doenças com sintomas de calor e febre, são reconhecidas por terem um efeito antibiótico extraordinário. A teoria do Wen Bing descreve com precisão as origens e a transmissão da doença epidêmica e a importância do sistema imunológico em relação a patologia. Um dos conceitos fundamentais na Medicina Tradicional Chinesa e que a “medicina superior previne a doença, e medicina inferior trata da doença.” A prevenção da doença infecciosa deve ser acompanhada com a idéia de que sem exceção a bactéria e o vírus tendem adversamente afetar aqueles que tem um sistema imunológico fraco. Muitas ervas e formulas que tonificam wei qi podem fortalecer o sistema imunológico. A Medicina Tradicional Chinesa trata sintomas de Wen Bing com ervas que eliminam a febre. Muitas destas ervas tem excelente efeito antibiótico, incluindo de anti-bateriologico e anti-virotico. Alem do diagnostico e tratamento tradicional, as seguintes ervas e formulas são orientadas mais precisamente para tratarem as doenças infecciosas:
Formulas clássicas com efeito anti-biotico
Yin Qiao San (Pó de Madressilva e Forsythia)
Huang Lian Jie Du Tang ( Decocção de Coptis para Aliviar Intoxicação)
Long Dan Xie Gan Tan (Decocção de Gentiana para Drenar o Fígado)
Pu Ji Xiao Du Yin (Decocao Universal para Eliminar Toxina)
BA Zheng San (Pó de Oito Ervas para Retificação )
Ervas com efeito anti-bateriologico
Bai Tou Weng (Radix Pulsatillae)
Chuan Xin Lian (Herba Andrographis)
Huang Lian (Rhizoma Coptidis)
Hu Zhang (Rhizoma ET Radix polygoni cuspidati)
Huang Bo (Córtex Phellodendri Chinensis)
Huang Qin (Radix scutellariae)
Ku Shen (Radix Sophorae Flavescentis)
Pu Gong Ying (Herba Taraxaci)
Shan Dou Gen (Radix ET Rhizoma Sophorae Tonkinensis)
Ervas com efeito anti-virotico
Ban Lan Gen (Radix Isatidis)
Da Qing Ye (Folium Isatidis)
Jin Yin Hua (Flos Lonicerae Japonicae)
Lian Qiao (Fructus Forsythiae)
Ye Ju Hua (Flos Chrysantemui Indici)
Na medicina Ocidental, a descoberta de antibióticos foi um grande progresso para a medicina moderna. Isso proporcionou aos médicos poderem efetivamente tratar tipos de diferentes de infecções. Infelizmente, décadas de mal uso e abuso, tem levado ao problemático crescimento da resistência e mutação das bactérias. Muitos destes “super bugs” somente podem ser tratados com um antibiótico potente e recente no mercado. Entretanto muitos tem efeitos colaterais. O ponto chave seria escolher um antibiótico correto com o menor potencial de efeito colateral e ter certeza que o paciente complete o tratamento por inteiro.
Na medicina Tradicional Chinesa, ervas e formulas também são extremamente efetivas para o tratamento de varias doenças infecciosas. Na verdade, muitos dos produtos farmacêuticos modernos foram originalmente derivados de fontes naturais, incluindo a penicilina (o mais antigo antibiótico) e o gentamicin (um potente antibiótico). Um dos mais importantes benefícios do uso de ervas e o efeito antibiótico de amplo espectro, com indicações para bactérias e infecções virais. Alem disso, a maioria destas ervas são extremamente seguras não tendo o forte efeito colateral das drogas normais.
Em suma, ambos os remédios e ervas são efetivos para tratarem um caso de infecção bacteriológica de nível baixo a moderado, entretanto devido as drogas terem efeitos mais rápidos e potentes e poderem ser prescritas com mais precisão de laboratório (via cultura e testes mais sensíveis), elas são mais apropriadas para infecções que ameaçam a vida, como meningitis ou encefalitis, ou tipo de bactéria mutante, como beta-lactam-resistant Staphylococus aureus e methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA). Por outro lado, o uso de ervas e muito mais efetivo que o de remédio antibiótico para tratamento de certas infecções virais como o resfriado comum ou a influenza. O mais importante porem e que as ervas são muito mais leves para o corpo e mais inofensivas que os remédios. Em outras palavras, ervas tratam infecções sem prejudicarem a constituição básica do paciente, permitindo que ele se recupere rápido e adquira uma melhor resistência para o caso de uma recorrência infecciosa.

No comments:

Post a Comment